Um desafio em aberto: a persistente lacuna de gênero no setor de tecnologia na América Latina

| Relatório

A tecnologia está em franca ascensão na América Latina. Entre 2023 e 2024, o e-commerce na região cresceu 25%, e projeta-se um crescimento de 19% nos próximos três anos1. Embora esse período de expansão tenha atraído uma onda de novos talentos femininos para funções de tecnologia, a lacuna de gênero se ampliou e os avanços começaram até a recuar: em 2022, a disparidade de gênero na liderança começou a crescer pela primeira vez desde 20162.

As empresas querem mudar essa realidade, mas as ações tomadas até o momento não se provaram suficientes. Apesar de haver um movimento para aumentar a participação das mulheres no setor de tecnologia na América Latina, há uma falta de conscientização – e de dados – sobre onde estão as áreas realmente problemáticas e quais seriam as políticas mais eficazes para abordá-las.

A McKinsey fez uma parceria com a Laboratoria para reunir dados novos e robustos de empresas latino-americanas com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a situação e os desafios da região (ver coluna lateral "Sobre a análise"). Os dados mostram que a batalha pela igualdade para as mulheres em tecnologia está longe de ser vencida. Por meio dos insights das nossas pesquisas e entrevistas, visamos destacar as práticas mais eficazes para inspirar e motivar as empresas latino-americanas a promoverem mudanças reais no cenário tecnológico da região.

Explore a career with us